Sexo, drogas e câncer?

 


Estudo liga certos cânceres de cabeça e pescoço à atividade sexual e ao uso de maconha, ao comprar lsd online


Revisado medicamente por Louise Chang, MD em 11 de março de 2008

Por Miranda Hitty

Dos Arquivos WebMD

11 de março de 2008 - Certos cânceres de cabeça e pescoço podem estar ligados à atividade sexual, uso de maconha e papilomavírus humano (HPV) tipo 16.


Essa notícia vem de Maura Gillison, MD, PhD e colegas da Universidade Johns Hopkins, que estudou 240 pessoas com carcinomas de células escamosas de cabeça e pescoço (câncer de cabeça e pescoço). Alguns de seus cânceres testaram positivo para HPV 16; outros foram negativos para HPV 16.


Os pacientes responderam perguntas sobre seu estilo de vida. Para comparação, 322 pessoas sem câncer responderam às mesmas perguntas sobre estilo de vida.


Veja o que os pesquisadores descobriram:


Os cânceres de cabeça e pescoço positivos para HPV 16 foram associados a ter mais parceiros de sexo oral e fumar mais maconha.

Os cânceres de cabeça e pescoço negativos para o HPV 16 não estavam ligados ao sexo ou à maconha. Em vez disso, eles estavam ligados a fumar  tabaco , beber álcool e ter má higiene bucal.

Como o estudo foi observacional, não está claro se esses fatores de risco causaram câncer .



Com base nas descobertas, a equipe de Gillison argumenta que os carcinomas de células escamosas de cabeça e pescoço HPV 16 negativo e HPV 16 positivo devem ser considerados dois tipos diferentes de câncer .


O estudo aparece na edição online avançada de hoje do Journal of the National Cancer Institute .

Comentários