01 de outubro de 2001 -- Acetaminophen -- mais conhecido como Tylenol -- é amplamente utilizado para tratar febres e dores em crianças, mas agora especialistas na área estão tentando aumentar a conscientização sobre os perigos potenciais desta droga, ao comprar cytotec
A aspirina é perigosa em crianças com febre porque pode causar um problema médico grave conhecido como síndrome de Reye - insuficiência hepática , pressão no cérebro e potencialmente coma e morte. Portanto, os pediatras recomendam acetaminofeno para febre.
Tomar muito acetaminofeno, que está em muitos medicamentos de venda livre, pode, em casos leves, causar náuseas , perda de apetite e vômitos. Em casos graves, porém, a overdose pode causar danos ao fígado , levando potencialmente à necessidade de um transplante de fígado ou até mesmo à morte. Embora essa overdose seja mais comum em adultos, isso também pode ser um efeito colateral devastador do medicamento em crianças.
Portanto, na edição de 4 de outubro da Pediatrics , a Academia Americana de Pediatria está oferecendo conselhos a médicos e pais sobre a melhor forma de prevenir esse efeito raro, mas devastador, do paracetamol.
Discutir o uso apropriado de paracetamol para dor e febre no check-up de cada criança;
Os pais devem receber instruções específicas sobre o uso adequado do acetaminofeno, incluindo a dose correta, força e quanto tempo e com que frequência dar a seus filhos;
Evite o uso de acetaminofeno retal, a menos que o médico do seu filho tenha dito que está tudo bem;
Não seja vítima do equívoco de que "mais é melhor" quando se trata de paracetamol, ou qualquer medicamento de venda livre ;
Tenha cuidado ao usar diferentes medicamentos de venda livre, pois muitos tipos diferentes contêm paracetamol. Usar mais de um desses medicamentos ao mesmo tempo aumentará o perigo. Procure por "acetaminofeno" no rótulo dos ingredientes;
Informe o seu farmacêutico se o seu filho estiver tomando paracetamol ao receber uma nova receita, pois as interações medicamentosas podem piorar os efeitos hepáticos do medicamento;
Observe seus filhos com muito cuidado ao tomar seus remédios para ter certeza de que eles não tomem demais;
Se a febre do seu filho durar muito tempo, certifique-se de entrar em contato com o médico para ver se você deve mudar para algum outro medicamento, como Advil ou ibuprofeno , ou usar outro método não medicamentoso, como banho de esponja com água morna - embora os benefícios e perigos disso são muito controversos.
No geral, o acetaminofeno é conhecido por ser um medicamento muito eficaz e seguro, mas os pais devem ser cautelosos ao usar este – assim como qualquer outro – medicamento.
Certas crianças precisam ser observadas com cuidado especial, pois podem ser particularmente suscetíveis aos efeitos colaterais do paracetamol.
Crianças com diabetes
Crianças obesas
Crianças com desnutrição de longa data
Crianças que não comem há muito tempo
Crianças com um membro da família que teve problemas de fígado de qualquer tipo de medicação
Crianças com infecção viral
A Academia Americana de Pediatria também está tentando dissipar um equívoco sobre a febre e oferece aos pais e médicos alguns conselhos tranquilizadores que, com sorte, manterão os efeitos colaterais do paracetamol ao mínimo.
"Embora a ansiedade dos pais sobre febres seja compreensível, a principal razão para tratar a febre é o conforto do paciente e ... a normalização completa da temperatura não é necessária e pode não ser possível", escrevem os autores das diretrizes.
Comentários
Postar um comentário