Não há dúvida de que o ciclismo ganhou popularidade nos últimos 5 anos, à medida que mais e mais pessoas andam de bicicleta.
Todos nós já ouvimos sobre seus benefícios; desde melhorar nossa saúde e condicionamento físico em geral, até sermos mais verdes e ter a oportunidade de expandir nossos círculos sociais.
Alguns dizem que o ciclismo é o novo golfe. Acho que não está muito longe.
Quer vender bicicleta que não usa mais? Peça indicações a amigos ou procure em sites de vendas confiável na internet.
No entanto, hoje não estou falando sobre os benefícios (vou manter isso para outro dia), mas mais importante, como o ciclismo ganha popularidade, o mesmo acontece com outro tópico ...
Segurança no ciclismo.
Todos nós começamos nossa jornada de bicicleta como diferentes estágios de nossas vidas.
Apesar de andar de bicicleta desde que era pequeno, ainda tenho muito que aprender sozinho.
Existem muitas coisas não escritas para fazer e não fazer que muitos de nós (infelizmente) aprendemos da maneira mais difícil ou através de centenas de horas de ciclismo.
Então, vamos mergulhar de cabeça ...
Nota lateral: sinta-se à vontade para compartilhar essas dicas com seus amigos, família, sócios do clube e outros ciclistas, se você achar que são úteis.
1. Monte o tamanho certo da bicicleta
Um adulto em uma bicicleta infantil
Você deve andar de bicicleta do tamanho certo para a sua altura. Andar de bicicleta muito grande ou muito pequena prejudicará o manuseio e o controle da bicicleta.
A maioria (senão todos) dos fabricantes de bicicletas publica um gráfico de tamanhos que consiste em vários números de lote para indicar as várias medidas da bicicleta.
Isso pode ser complicado para a maioria das pessoas.
Como regra geral, você deve ser capaz de ficar de pé apoiado sobre o tubo superior da bicicleta e ainda deve haver cerca de 3 a 5 cm de espaço entre sua virilha e o tubo superior.
A melhor opção é consultar um vendedor de bicicletas experiente para garantir que você tenha o tamanho correto do quadro da bicicleta.
2. Verifique se há porcas e parafusos soltos
Apertando os parafusos da haste da bicicleta
A maioria de nós não é ciclista profissional que tem um mecânico dedicado trabalhando em nossas bicicletas. A menos que haja uma tarefa enorme ou complicada pela frente, a maioria se limitará ao DIY.
Você também pode querer investir em um conjunto de ferramentas de bicicleta de qualidade para começar.
Aqui estão algumas coisas que você deve verificar semanalmente.
Verifique todas as porcas e parafusos do guiador, avanço, espigão do selim, pedais e liberação rápida das rodas antes de sair.
Pise no freio dianteiro e empurre a bicicleta para frente e para trás para verificar se o fone de ouvido está solto.
Aperte tudo o que se soltar e certifique-se de que não faz barulho.
3. Verifique e bombeie os pneus
Pressão de ar recomendada para pneus de bicicleta
Os pneus da sua bicicleta de estrada devem estar corretamente cheios dentro da faixa de pressão de ar recomendada, que geralmente está impressa nas paredes laterais dos pneus. A maioria dos ciclistas tem uma bomba de chão em casa.
Nunca exceda a pressão do pneu indicada na parede lateral, ou você corre o risco de estourar o pneu, especialmente em dias muito quentes. Quando está quente, o ar dentro do pneu se expande e empurra a câmara de ar para fora.
Além disso, lembre-se de verificar se os pneus estão gastos ou se há cortes profundos ou detritos grudados neles.
Limpe ou troque-os se necessário.
4. Verifique se há raios soltos ou tortos
Raios de roda quebrada
Você provavelmente não precisará fazer isso com frequência, a menos que acerte um buraco com força durante os passeios.
O ideal é que você dê uma olhada rápida nas rodas semanalmente. Verifique se algum dos raios está solto ou torto.
Gire as rodas e observe se elas estão girando corretamente e não balançando.
5. Certifique-se de que os freios estão funcionando
Verifique se as pastilhas de freio estão esfregando nas rodas ou no rotor de disco. Ajuste-os se necessário.
Gire as rodas e pressione os freios para verificar se os cabos estão funcionando conforme o esperado e se as pastilhas de freio estão mordendo as rodas ou o rotor de disco com eficácia.
Repita 2-3 vezes.
6. Use um farol, dia e noite
As luzes dianteiras têm 2 finalidades; para você ver quando escurecer e para você ser visto durante o dia. Os modelos mais recentes possuem um recurso chamado Luzes de funcionamento diurno, no qual os feixes de luz são alterados para torná-lo visível aos motoristas, especialmente em áreas urbanas onde pode haver muitas distrações.
Leve em consideração o brilho, peso, tipo de montagem e tempos de funcionamento da bateria antes de comprar as luzes dianteiras.
Eu recomendo definir as luzes da sua bicicleta no modo intermitente durante o dia, pois isso atrai mais a atenção de outros motoristas.
7. Use uma luz traseira
Luzes traseiras de bicicleta
As luzes traseiras são importantes durante o dia e a noite para ajudá-lo a ser visto.
Defina as luzes no modo intermitente para atrair a atenção dos motoristas atrás de você.
Sempre, verifique se as baterias estão totalmente carregadas. Você não quer ficar sem baterias no meio do caminho, especialmente no escuro.
Se você está procurando a lanterna traseira mais brilhante que garante sua visibilidade, procure uma que tenha pelo menos 70 lumens ou mais.
8. Use um sino de bicicleta
Em alguns países, sinos de bicicleta são exigidos por lei. Um exemplo é Queensland, na Austrália. Existem também muitos lugares onde as leis locais não exigem que você use um sino de bicicleta.
No entanto, eu recomendo ter uma campainha, pois as bicicletas geralmente são muito silenciosas (a menos que você esteja pedalando uma que range muito alto ou tenha uma corrente muito seca). A última coisa que você quer fazer toda vez que passa por alguém é gritar.
Portanto, um sino de bicicleta será útil e uma forma educada de dizer: Estou indo, saia!
Comentários
Postar um comentário