Tudo o que precisamos são 10 minutos atentos

Neste TED Talk, o especialista em atenção plena Andy Puddicombe apresenta um exercício ponderado: “Quando você demorou algum tempo para não fazer nada? Apenas 10 minutos, imperturbável? ” Ele deixou de fora qualquer espaço para brechas excluindo a internet, lendo, comendo ou até pensando em planos para o futuro.

Manter a mente distraída torna difícil permanecer enraizado no momento presente e até cria estresse. Enquanto gasta muito tempo cuidando da aparência externa, Puddicombe diz que a mente também precisa ser cuidada. Se não for dado tempo para "apenas ser", as consequências podem diminuir a qualidade de vida de alguém.

Relacionado: Por que você precisa 'Just Be' por 10 minutos por dia

"Perdemos as coisas que são mais importantes para nós, e o mais louco é que todo mundo assume que é assim que a vida é, então nós apenas meio que continuamos com isso", diz ele. "Não é assim que tem que ser."

Puddicombe decidiu vencer seu próprio estresse , tornando-se um monge. Ele viajou para o Himalaia para estudar mediação, que ele considera uma prática subestimada, e ganhou uma maior apreciação pelo presente. Com apenas 10 minutos de atenção por dia, Puddicombe diz que é possível impactar uma vida inteira - e a mediação é a estrutura em que isso acontece.

“A maioria das pessoas supõe que meditar é parar pensamentos, livrar-se de emoções, controlar a mente de alguma forma, mas na verdade é bem diferente disso”, diz ele. “É mais sobre recuar, ver o pensamento. claramente , testemunhando isso indo e vindo, emoções indo e vindo sem julgamento, mas com uma mente relaxada e concentrada. ”

Relacionado: Na verdade, tentei meditar por 30 dias - foi isso que aconteceu

É preciso a quantidade certa de equilíbrio cognitivo para fazê-lo. Foco demais cria tensão e impede a mente de relaxar, e pouco foco dificulta a permanência no modo de mediação, diz ele. Para encontrar um bom equilíbrio, o meditador precisa encontrar um "relaxamento concentrado" e, à medida que os pensamentos vão e vêm, certos padrões de pensamento serão revelados.

"Você pode encontrar uma mente que é realmente inquieta…. Você pode achar uma mente muito chata e chata, e é quase mecânica, parece que você está se levantando, indo trabalhar, comer, dormir, acordar, trabalhar ”, diz Puddicombe . "Ou pode ser apenas um pequeno pensamento irritante que gira em torno de sua mente."

No final, acessar o diálogo interno de alguém para se tornar consciente do cérebro pode ajudar as pessoas a abandonar essas narrativas estressantes .

“A meditação oferece a oportunidade, o potencial de recuar e ter uma perspectiva diferente, de ver que as coisas nem sempre aparecem como aparecem”, diz Puddicombe. “Não podemos mudar tudo que acontece conosco na vida, mas podemos mudar a maneira como experimentamos isso. Esse é o potencial da meditação, da atenção plena. ”

Comentários